sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Industria Cidadã de Reciclagem

Como as prefeituras de Mundo Novo, Piritiba e Tapiramutá poderiam estruturar um programa de reciclagem em parceria entre si? É necessário, primeiro, instituir a coleta de lixo seletiva, contando com o apoio da população que já se encontra mais sensível às questões da preservação do meio ambiente, por meio dos três R's para controlar os resíduos domésticos: REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR.

Por que os municípios devem participar de uma indústria de reciclagem em sistema de intermunicipalidade, para o tratamento biológico e de reaproveitamento dos resíduos sólidos? Porque, entre outras coisas, está a imagem de uma cidade limpa, de um povo educado, de uma administração de sustentabilidade e evita uma poluição visual desoladora de um local com toneladas de lixo amontoado, proliferado de moscas.

Onde implantar uma cooperativa de reciclagem que abrangesse os municípios de Mundo Novo, Piritiba e Tapiramutá? A resposta está abaixo, nos galpões subutilizados do programa indústria cidadã....


PROGRAMA INDÚSTRIA CIDADÃ

Este programa foi lançado em 2007, é um programa pioneiro que integra os segmentos industrial, comercial e de serviços e tem por objetivo fomentar e incentivar o desenvolvimento sócio-econômico dos municípios baianos. Para tanto, são identificados pela SUDIC as potencialidades produtivas das localidades, visando a criação de novos postos de trabalho e geração de renda, garantindo a melhoria da qualidade de vida da população e, portanto, a permanência do cidadão em sua cidade.


SUDIC:


1. Coordenação do Programa;
2. Levantamento das necessidades junto às comunidades e modelos de gestão junto a entidades parceiras;
3. Construção de galpão multifuncional;
4. Concessão de uso gratuito do galpão para as Prefeituras / Entidades beneficiárias.


ENTIDADES PARCEIRAS:


1. Apoio ao Programa junto à Prefeitura e à Entidade Gestora, priorizando o princípio da transversalidade (integração de ações entre os órgãos);
2. Realização de ações voltadas para a formação e melhoria da mão-de-obra em cada município contemplado, incluindo programas de gestão (comercialização, armazenamento, logística).


AÇÕES INSTITUCIONAIS COMPLEMENTARES


- Articulação da produção e comercialização dos produtos com os programas institucionais de segurança alimentar e merenda escolar, que criam demanda de alimento nas próprias regiões;
- Desenvolvimento de uma ação conjunta entre produtores e comerciantes, visando implementar uma logística de distribuição ágil, econômica e efetiva- Implantação de programas de capacitação empresarial e profissional;
- Ações de conscientização junto à comunidade sobre a importância das organizações sociais (cooperativas, associações, sindicatos, etc), com a participação dos pequenos produtores para criar entre eles um espírito empreendedor.


MUNICÍPIOS:


1. Acompanhamento e suporte ao programa;
2. Campanha de conscientização junto à comunidade, ressaltando a importância de sua participação na efetiva realização do projeto.

Geograficamente, há um galpão do aludido programa no povoado de Porto Feliz, na BA-052 (estrada do feijão), onde beneficiaria os três municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário